Espiritismo Com Profundidade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Que NÃO É o Espiritismo?

3 participantes

Ir para baixo

O Que NÃO É o Espiritismo? Empty O Que NÃO É o Espiritismo?

Mensagem  Jorge_Murta Ter Out 23, 2012 4:43 pm

Dentro da proposta de levar ao conhecimento geral o que é a Doutrina Espírita, listaremos aqui algumas práticas e conceitos que nada têm a ver com o Espiritismo, embora sejam divulgadas em alguns núcleos sincréticos como sendo corroboradas pela Doutrina. Sabemos que o povo brasileiro tem uma forte tendência ao sincretismo, sendo que espíritos e indivíduos encarnados têm explorado tal atavismo com o intuito de promover, intencionalmente ou não, a confusão, com o qual desejam minar a proposta espírita, tal qual foi feito com o Cristianismo, transformado em uma autêntica colcha de retalhos devido às centenas de interpretações e desinteligências entre seus adeptos ao longo do tempo. Vamos, então, a essa extensa lista:

1 - Kardecismo
* termo impróprio e não presente na Codificação.

2 - Crença na existência de "almas gêmeas";
* termos inventado pelo espírito Emmanuel contrariamente a Kardec.

3 - Incorporação
* termo inexato, uma vez que nenhum espírito "entra" no corpo de um encarnado;

4 - Apometria;

5 - Animais no plano espiritual
* o espírito André Luiz diz que viu cães e aves comedoras de residuos mentais no umbral, e outros mais, contradizendo os espíritos superiores da Codificação segundo os quais os animais reencarnam quase imediatamente não tendo tempo para se relacionar com outros seres.

6 - Médiuns perfeitos
* Kardec fala em O Livro dos Mediuns que não existem mediuns perfeitos, mas os espiritas brasileiros contrariando a lição do codificador, acham Chico Xavier um medium perfeito.

7 - Mesa branca
* a toalha colocada sobre as mesas dos Centros pode ser de qualquer cor, e nem há "linhas" espíritas. O Espiritismo é um só, aquele codificado por Allan Kardec a partir de 1857);

8 - Assistencialismo institucional
* a proposta espírita visa o esclarecimento, a caridade moral. Os Centros podem ou não dedicar-se à caridade material.

9 - Hinário "espírita"
* o Espiritismo dispensa cantorias ou espetáculos de adoração exterior, não havendo necessidade alguma de musica para se criar ambiencia. Show da Fé é em outro lugar.

10 - Exilados de Capela
* teoria sem comprovação e sem embasamento doutrinário.

11 - Sincretismo
* o Espiritismo possui axiomas e princípios que lhes são próprios, não se coadunando com práticas de movimentos religiosos, embora respeite todas as religiões e identifique alguns dos seus ensinos como sendo reflexos da Verdade);

12 - Idolatria a médiuns e espíritos;
* Temos no Movimento Espirita Brasileiro uma legião de espíritas que idolatram Chico, André Luiz, Emmanuel, Divaldo Franco, Joanna de Ângelis, ....

13 - Mariolatria
* o fato de ter sido mãe biológica de Jesus nada tem a ver com sua suposta elevação espiritual. A Mariolatria vem de Bezerra de Menezes e de Chico Xavier (que eram e jamais deixaram de ser catolicos);

14 - Obrigação de "frequência" a centro espírita;

15 - Consulência;

16 - Casamentos, batizados, bençãos e formaturas;
* Não existem essas e outras cerimonias no espiritismo

17 - Culto no lar
* No espiritismo não existem cultos ou rituais de especie alguma. Aliás, o nome completo é culto do evangelho no lar., onde se lê e cultua... o evangelho.

18 - Uso de imagens, altares, pinturas, símbolos, velas, pirâmides, incensos, defumadores, banhos de "descarrego", amuletos e talismãs;
* Toda essa confusão se deve a confundirem espiritismo com esoterismo, umbanda, rosacrucianismo e outras;

19 - Simpatias;
* Não há simpatias no espiritismo

20 - Prece mecânica e/ou decorada
* A prece deve sempre ser sincera;

21 - "Dono" de centro espírita;
* Só há o Presidente do centro.

22 - Corrente de orações;

23 - Vegetarianismo
* Kardec: "A abstenção de certos alimentos, prescrita entre diversos povos, funda-se na razão?" “Tudo aquilo de que o homem se possa alimentar, sem prejuízo para a sua saúde, é permitido. Mas os legisladores puderam interditar alguns alimentos com uma finalidade útil. E para dar maior crédito às suas leis apresentaram-nas como provindas de Deus”. (O Livro dos Espíritos, questao 721 )

24 - Astrologia ou adoção de signos astrológicos
* Não há, ao contrário do que disse Emmanuel, nenhuma razão de ser na astrologia

25 - Planeta chupão
* Outra bobagem dita por Chico Xavier e encorajada por Emmanuel, favorecendo o espírito Ramatís. Esse tal planeta Chupão seria também o planeta Nibiru ou Hercolubus e ainda foi chamado por Ramatís de Astro Higienizador.

26 - Virgindade de Maria; * Vide o item 13.

27 - Comemoração de datas religiosas; * O espírita não tem feriados espíritas. Nem mesmo o dia 18 de abril.

28 - Elementais (duendes, fadas, etc.);

29 - Crianças índigo, cristal ou equivalentes
* Essa foi uma bobagem dita por Divaldo Pereira Franco, que disse que crianças especiais nasceriam a partir dos anos 70 (indigo) e outras mais especiais ainda nasceriam a partir de 2000 (cristal)

30 - Corpo fluídico de Jesus
* teoria rustenista inspirada no docetismo que não encontra respaldo na Doutrina. Jesus teve um corpo carnal, como todos nós;

31 - Vale dos suicidas, dos drogados, dos tatuados, etc.;
* Esses vales todos simplesmente não valem nada, pois não está respaldado na doutrina.

32 - Jesus como "salvador", "cordeiro de Deus", etc.;
* Visão puramente catolica.

33 - Crença na existência de alguma "Casa Máter" do Espiritismo;
* Título dado pela FEB a si mesma, só que ela é casa mater do Roustainismo e do misticismo que invadiu o espiritismo no Brasil.

34 - Brasil como pátria escolhida por Deus, "coração do mundo, pátria do Evangelho";
* Lenda escrita por Chico Xavier na qual Jesus aparece chorando por nao saber onde fica o Brasil.

35 - Crença em Anticristo, Satanás, inferno e penas eternas
* Satanás é uma alegoria, o inferno é outra alegoria de nossa inferioridade e penas eternas nao existe.

36 - Jesus como Governador da Terra
*Onde que eles viram isso na Doutrina??? Na doutrina nao viram, até porque a doutrina não se centraliza em nenhuma figura, nem mesmo em Jesus que é, para os espiritas, e não é pouca coisa, o guia e modelo da humanidade (questao 625 do Livro dos Espiritos). Esse Jesus governador da Terra, devem ter tirado do esoterismo, cuja Grande Fraternidade Branca (uma especie de comunidade de espiritos puros) tipo que se revezam no Governo da Terra.

37 – Evangelização
* Criação do catolicizado Movimento Espirita Brasileiro que se esqueceu de espiritizar e preferiu usar algo mmais cristao, o evangelizar. Algo que emburrece e não resolve.

38 - Água Fluidificada
* Lembra a água benta da igreja católica, que já existia, né? Lembra, porque foi baseado nela, já que não é sequer comentada na codificação.

39 - Passes
*Não há em nenhum livro da codificaçao a palavra passes. Há, sim a palavra magnetismo e medium curador, mas sem a conotaçao nem mesmo a vulgarização de mediuns passistas. Aliás, mediuns curadores são muito raros.

40 - Desdobramento
* Outro termo fantasioso, assim como o termo projeção astral. Desdobramento dá a ideia de que o espirito estava dobrado (onde? no corpo???) e foi desdobrado, o que há é emancipação da alma (sonhos, cataepsia, sonambulismo, dupla vista, etc...), falada por Kardec.

41 – Colônias Espirituais/Umbral
* As colonias foram criaçao do espírito Andre Luiz bem como o Umbral, que não preciso dizer estão fora da Codificação e são inexistentes. André apresenta colonias onde espiritos se sujam, tem necessidade de banhar-se e tomam banho, sentem fome e comem, um usa até um cajado pra se sustentar (e é governador da colonia) vivem numa fortaleza com armas eletricas para afugentar os espiritos que estao no Umbral, que é uma versão do inferno catolico que por sua vez é uma cópia do Hades dos gregos.

E a lista segue imensa...
Jorge_Murta
Jorge_Murta
Admin
Admin

Mensagens : 27
Data de inscrição : 20/09/2012
Idade : 60

http://espiritismocomprofundidade.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O Que NÃO É o Espiritismo? Empty Lamentável

Mensagem  Marcelo J da Silva Sex Out 26, 2012 12:51 pm

Grande parte dos erros doutrinários aí expostas, com certeza, vem das obras psicografadas principalmente de Chico Xavier. Como eu já citei em outras comunidades: Eu larguei as sociedades espíritas porque o povo que se diz espírita e frequenta aquele lugar vivia estudando obras psicografadas de Divaldo e de Chico, e achava lindo as historias de que um centro espirita em tal lugar fez uma cerimonia de casamento. Aliás, falando em cerimônia, os espíritas aqui da cidade, que se dizem espíritas, fazem questão de casar seus filhos na Igreja. E são eles, os espiritas, que tomam a frente nas cerimônias.

A sociedade Espírita Cristã onde participei , o médium usava uniforme branco. Todos defendiam o uso do uniforme alegando que era para se identificar. Uma ex-católica, que começou a participar do centro, empolgada, criou diversas camisas da casa espírita, parecia a camisa de primeira comunhão. Olha, parecia uma filial da igreja católica aquilo lá. Eu não sabia se ria ou se chorava, afinal foi ali a minha primeira casa, meu primeiro contato com o lamentável movimento espirita brasileiro.

Marcelo J da Silva

Mensagens : 25
Data de inscrição : 18/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O Que NÃO É o Espiritismo? Empty Re: O Que NÃO É o Espiritismo?

Mensagem  beaguenter Seg Out 29, 2012 9:15 pm

Minha opinião sobre alguns itens:

1 - Kardecismo
* termo impróprio e não presente na Codificação.

Embora não presente na codificação, a meu ver no estágio em que nos encontramos parece-me importante diferenciarmos os Kardecistas (focados em Kardec) dos demais enfoques doutrinários.

14 - Obrigação de "frequência" a centro espírita; e 22 - Corrente de orações;
Nunca frequentei correntes de orações, mas não vejo problemas em se formar grupos e promover encontros para fazer preces em conjunto por uma mesma causa. O problema está na prece mecânica e decorada. Idem quanto à frequencia à casa espírita, na 'obrigação'. Em A Genese cap XIV itens 19 e 20 temos os benefícios das reuniões simpáticas e homogêneas.

37 – Evangelização
Algo que emburrece e não resolve.

Conduzir a criança desde pequena na DEspírita, ou mesmo na Igreja, costuma trazer bons resultados.

38 - Água Fluidificada
não é sequer comentada na codificação.

Em A Gênese cap XV item 25 Kardec menciona a possibilidade da água adquirir poderes curativos sob ação de fluido espiritual ou magnético.

29 - Crianças índigo, cristal ou equivalentes e 36 - Jesus como Governador da Terra
*Onde que eles viram isso na Doutrina???

Bem provável que isso tenha origem no cap XVIII item 63 da Gênese onde temos: 'o globo terráqueo tem de ascender na hierarquia dos mundos, interdito será ele, como morada, a encarnados e desencarnados que não hajam aproveitado os ensinamentos.... Serão exilados para mundos inferiores,....., vindo substituí-los Espíritos melhores. Essa separação, a que Jesus presidirá, é que se acha figurada por
estas palavras sobre o juízo final'

Nessas e em tantas outras questões, o que vejo é sofisma (afirmação que parte de um ponto próximo da verdade, verossímil, mas concluído de maneira equivocada).

Abraço,
Beatriz






beaguenter
Moderador
Moderador

Mensagens : 23
Data de inscrição : 21/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O Que NÃO É o Espiritismo? Empty Neo-catolicismo adaptado.

Mensagem  Marcelo J da Silva Qua Out 31, 2012 12:06 pm

"Criação do catolicizado Movimento Espirita Brasileiro que se esqueceu de espiritizar e preferiu usar algo mais cristao, o evangelizar. Algo que emburrece e não resolve. "

Esse ponto exposto pelo colega acima responde a maior parte das questões: A forte influência do catolicismo e suas práticas dentro do Centro espírita. Muitos católicos convivem na igreja e quando começa a frequentar o centro espírita não abandonam de imediato as velhas práticas. Sem conhecimento aprofundado da doutrina, exerce muita influência no meio espirita, sem contar que a obra de Chico Xavier é uma especie de neo-catolicismo adaptado para o centro espírita.


Marcelo J da Silva

Mensagens : 25
Data de inscrição : 18/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O Que NÃO É o Espiritismo? Empty Re: O Que NÃO É o Espiritismo?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos