Espiritismo Com Profundidade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chico Xavier é Eleito O "Maior Brasileiro" De Todos Os Tempos

4 participantes

Ir para baixo

Chico Xavier é Eleito O "Maior Brasileiro" De Todos Os Tempos    Empty Chico Xavier é Eleito O "Maior Brasileiro" De Todos Os Tempos

Mensagem  Jorge_Murta Qui Out 04, 2012 4:19 pm

Decidi escrever esse tópico como se fosse uma carta ao Chico refletindo no que significou a "vitória" dele no programa "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos":

'Parabéns, Chico.

“Ao vencedor, as batatas”.

Mas, me pergunto se você, Chico quereria ou necessitaria de tanta fanzoquice em torno de sua pessoa, que nunca quis chamar a atenção para si.

Será que você, que preferiu desencarnar num dia em que o povo estivesse muito alegre, exatamente para não chorarem sua morte e assim não chamar as atenções para si mesmo, quereria agora chamar a atenção para si ganhando um certame que não significa absolutamente nada? Creio que não.

Então, para quem ou o que serviu o “Maior Brasileiro de Todos os Tempos”? Para o Chico, pessoa não serviu, e muito menos para o Chico espírito; também não serviu para ser reconhecido, pois quem já o reconhecia continuou a reconhecer assim como quem não o reconhecia prosseguiu sem reconhecer.

Atrevo-me a arriscar duas respostas concomitantes: serviu para a emissora que promoveu o certame, pois aumentou o IBOPE e para inflar os egos já inflados dos que torceram desmedidamente por você, Chico, esquecidos de que você mesmo, talvez, preferisse a humildade anônima de quem faz

Por isso, “Ao vencedor, as batatas”. Mas, me desculpe dizer, não foi você quem venceu e sim aqueles que torceram por você, esquecidos de que “vencer” não é ganhar uma disputa contra s outros se valendo das qualidades de um atleta, mas é sim, ganhar um disputa diária contra si mesmo, se valendo de sua própria reforma intima.

Só para explicar a historia das batatas, o filósofo Quincas Borba, de Machado de Assis, evoca uma história sobre duas tribos famintas diante de um campo de batatas, suficientes apenas para alimentar um dos grupos. Com as energias repostas, os vencedores podem transpor as montanhas e chegar a um campo onde há uma grande quantidade de batatas. Então, Quincas Borba finaliza: "Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas".'

Agora vocês podem continuar a carta.

Jorge_Murta
Jorge_Murta
Admin
Admin

Mensagens : 27
Data de inscrição : 20/09/2012
Idade : 61

http://espiritismocomprofundidade.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Chico Xavier é Eleito O "Maior Brasileiro" De Todos Os Tempos    Empty Re: Chico Xavier é Eleito O "Maior Brasileiro" De Todos Os Tempos

Mensagem  Jorge_Murta Sex Out 05, 2012 2:58 pm

É claro que a carta não é dirigida ao Chico Xavier, mas sim a todos que vibraram com a vitória dele (?) como se a mesma representasse mudança em relaçao à doutrina, fazendo-a mais reconhecida pelos não espíritas (doutrina que não é nem mesmo conhecida por muitos espiritas) ou principalmente, que essa vitória, pela qual fizeram um carnaval, significasse que uma mudança mágica ocorresse de repente nos corações dos torcedores por Chico, mas eles continuaram os mesmos: alguns, orgulhosos; outros egoistas e ainda outros ambos.

Há também o fato de para validar o certame, deveria haver um auditor para conferir as votações, via site e via sms, do mesmo modo que as 5 ediçoes de A Fazenda tem, quando o Brito Jr. anuncia o eliminado da semana ,que as votaçoes sao auditadas pela BDO e tambem no porgrama RIO de PREMIOS, no qual os apresentadores ao sortearem os talões sempre os mostram ao auditor da LOTERJ.

Só o MELHOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS nao teve auditor, em nenhuma das eliminatorias ou nas 3 semifinais e menos ainda na final. Na ficha de Carlos Nascimento so constava os nomes dos vencedores, sem sequer o percentual de votos. E eu me sinto muito tranquilo para dizer isso pois não houve auditoria para nenhum, repito, 12 candidatos.
Jorge_Murta
Jorge_Murta
Admin
Admin

Mensagens : 27
Data de inscrição : 20/09/2012
Idade : 61

http://espiritismocomprofundidade.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Chico Xavier é Eleito O "Maior Brasileiro" De Todos Os Tempos    Empty Re: Chico Xavier é Eleito O "Maior Brasileiro" De Todos Os Tempos

Mensagem  beaguenter Sex Out 05, 2012 9:37 pm

Não há dúvida que Chico e seus livros são de importância capital para o Movimento Espírita e para a difusão do Espiritismo. Porém não o vejo como o Maior Brasileiro de Todos os Tempos, senão para os adeptos ao Espiritismo, pois para os demais brasileiros ele não tem essa importância toda, não é motivo de orgulho nem incita o patriotismo.

Esse título, não querendo criticar a promoção nem seus votadores, caberia a quem tivesse de alguma forma projetado o Brasil para o restante do mundo, ou cujas ações tenham impactado de modo significativo para o país ou seus habitantes como um todo, o que não me parece que seja o caso do Chico.

Bem provável que a 'vitória' tenha se dado por alguma campanha massiva dos seus seguidores, recomendando que votassem. Será que os outros candidatos tiveram tanto apoio corporativo?

Abraços,


beaguenter
Moderador
Moderador

Mensagens : 23
Data de inscrição : 21/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Chico Xavier é Eleito O "Maior Brasileiro" De Todos Os Tempos    Empty Re: Chico Xavier é Eleito O "Maior Brasileiro" De Todos Os Tempos

Mensagem  Mourarego Sáb Out 13, 2012 11:49 am

Não se pode julgar a esmo, cada coisa, ser ou elemento existente dentro de uma cadeia específica, assim, batas e jiló, mesmo sendo legumes, apresentam, elementos diferenciados e ação diferente. Não se os pode, num mesmo certame e que não apresente categorias distintas, julgar da eficiência deles, para por exemplo, a velocidade entre dois pilotos de formula 1.
Parece-me e creio ter sido esta a tônico do concurso que tomava por participantes, Elementos da política internacional, das religiões, das letras e do Espiritismo como se fossem todos, uma coisa só, sem diferenças, visões ideologias e direção.
Só posso atinar para um caminho, que é o da guerra do IBOPE, aliás, em sendo verdade, podemos traçar um perfil do pensamento dos que assim o fizeram, com sendo o de "acharem" que os que assistem sua programação, sejam todos, farinha de um mesmo saco, e o pior, farinha de má qualidade.
Tristemente concluo, que em se tratando dos Espiritas, (serão mesmo Espíritas?), nota-se a fanzoquice histriônica, a falta de formação doutrinária, e uma cegueira para o mais profundo, pois que ficam apenas boiando no espelho calmo da água em que se banham, ou seja, brincam de espíritas, mas não o são senão de "apelido".
Isso me entristece, pois a DE não necessita de fãs, de correligionários, de movimento algum senão o de pessoas sérias e convictas de que uma doutrina como a Espírita é algo que não se a pode apreender de uma leitura rápida, tal com se leia um jornal...
Relegar-se a Doutrina, a esse tipo de ação, ao se confessar como espírita, é dar-se lustro aos que dizem que o Espiritismo não passa de prelúdio místico.
é triste mas é a pura verdade.
Abraços,
Moura


Jorge_Murta escreveu:É claro que a carta não é dirigida ao Chico Xavier, mas sim a todos que vibraram com a vitória dele (?) como se a mesma representasse mudança em relaçao à doutrina, fazendo-a mais reconhecida pelos não espíritas (doutrina que não é nem mesmo conhecida por muitos espiritas) ou principalmente, que essa vitória, pela qual fizeram um carnaval, significasse que uma mudança mágica ocorresse de repente nos corações dos torcedores por Chico, mas eles continuaram os mesmos: alguns, orgulhosos; outros egoistas e ainda outros ambos.

Há também o fato de para validar o certame, deveria haver um auditor para conferir as votações, via site e via sms, do mesmo modo que as 5 ediçoes de A Fazenda tem, quando o Brito Jr. anuncia o eliminado da semana ,que as votaçoes sao auditadas pela BDO e tambem no porgrama RIO de PREMIOS, no qual os apresentadores ao sortearem os talões sempre os mostram ao auditor da LOTERJ.

Só o MELHOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS nao teve auditor, em nenhuma das eliminatorias ou nas 3 semifinais e menos ainda na final. Na ficha de Carlos Nascimento so constava os nomes dos vencedores, sem sequer o percentual de votos. E eu me sinto muito tranquilo para dizer isso pois não houve auditoria para nenhum, repito, 12 candidatos.
Mourarego
Mourarego
Admin
Admin

Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/09/2012
Idade : 75
Localização : teresina Piaui Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Chico Xavier é Eleito O "Maior Brasileiro" De Todos Os Tempos    Empty Re: Chico Xavier é Eleito O "Maior Brasileiro" De Todos Os Tempos

Mensagem  Marcelo J da Silva Sex Out 19, 2012 9:03 pm

"Só posso atinar para um caminho, que é o da guerra do IBOPE..."

Exatamente. Alguns pseudoespíritas foram movidos por um programa barato e sem critério, com teor de certo sensacionalismo. Os que já endeusavam o Chico, mito criado pelo MEB se empolgaram e em massa faziam questão de projetor seu ídolo or meio de votações repetitivas.

Marcelo J da Silva

Mensagens : 25
Data de inscrição : 18/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Chico Xavier é Eleito O "Maior Brasileiro" De Todos Os Tempos    Empty Re: Chico Xavier é Eleito O "Maior Brasileiro" De Todos Os Tempos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos