Espiritismo Com Profundidade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espiritismo é Para Poucos?

2 participantes

Ir para baixo

Espiritismo é Para Poucos? Empty Espiritismo é Para Poucos?

Mensagem  Jorge_Murta Qua Nov 07, 2012 12:14 pm

Geralmente, crio tópicos que contém artigos meus ou de outrem, para reflexão, mas dessa vez preferi criar um tópico que contem uma frase – “Espiritismo é Para Poucos”,- para que os caros membros do FE possam debater sobre ela e também sobre uma segunda questão simbólica - você jogaria a agua do banho fora com a criança dentro? .

Vamos as perguntas:

1ª - Você concorda com a frase-titulo do tópico? Discorda?Explique por que concorda (sim, espiritismo é para poucos) ou discorda (não, espiritismo é para todos).

2ª - E quem seriam esses "poucos" para quem o espiritismo é?

Fiz essa pergunta fora daqui e pessoas me responderam que: “O Espiritismo é para todos, mas nem todos são para o Espiritismo.” Comente, se desejar.

Em nome da fidelidade e coerência doutrinária o que se deve fazer quando alguém – que não está de má-fé – expõe um parecer claramente anti-doutrinário? Qual deve ser, sinceramente, a nossa postura?

Figuremos um exemplo para facilitar o tópico: vemos uma criança se banhando numa bacia que está com a água suja. Então:

1b . Devemos jogar a água suja (postura anti-doutrinária) fora com a criança (aquele que tem a visão distorcida) dentro?

2b. Devemos deixar a criança para sempre dentro da água suja, ou seja, ignorá-la, já que ela é uma criança e parece querer ficar na água suja e não merece entrar no mundo dos “adultos”?

3b. Ou devemos explicar a criança que a água suja não faz bem, pois contém impurezas e que ela deve se banhar na água limpa e filtrada de impurezas e jogar fora ela mesma a água fora da bacia dela?

Qual a opção mais de acordo com o que a doutrina espírita ensina?

A opção 1? Por que?

A opção 2? Por que?

A opção 3? Por que?

E ainda tem uma 4ª opção, que é você, se ela existir, que vai dizer o que você faria com a situação de uma criança (pessoa que tem uma visão errada da doutrina) que está tomando banho na água suja (visão distorcida da doutrina ou erros doutrinários) da bacia.



Jorge_Murta
Jorge_Murta
Admin
Admin

Mensagens : 27
Data de inscrição : 20/09/2012
Idade : 61

http://espiritismocomprofundidade.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espiritismo é Para Poucos? Empty Re: Espiritismo é Para Poucos?

Mensagem  beaguenter Ter Nov 13, 2012 9:14 am

Eu diria que o Espiritismo está para quem é capaz de reconhecer em si a capacidade de se melhorar, admitindo ser único responsável pela sua situação presente ou futura. Isso é para poucos, pois geralmente as pessoas preferem atribuir responsabilidades a terceiros -> Deus quis assim, ou Entrego em Suas mãos, influência de Satanás, e assim por diante.

Por outro lado, o Espiritismo prega a existência de Deus e a sobrevivência da alma após a morte, e (penso eu) a maioria da população do planeta acredita em divindades e em vida além da morte, assim sendo o Espiritismo torna-se para todos.

Quanto a como lidar com a questão da postura anti-doutrinária, da minha parte digo DEPENDE... pois minha postura dependenderá da postura do outro, ou seja, há aqueles que saberão me ouvir e vão refletir, quem sabe até concordar, como também há aqueles que simplesmente vão refutar a idéia e seguir seus pensamentos. Em inúmeras situações eu explico como o Espiritismo entende e interpreta determinado assunto, mas antes pergunto se a pessoa quer ouvir, e conforme sua aceitação prossigo e até já dei vários exemplares de O Livro dos Espíritos e do Evangelho para que a pessoa possa ler e entender por si mesma. Para os Espíritas, limito-me a comentar que tal livro de Kardec apresenta tal ensinamento, e deixo a pessoa ficar com a dúvida (ou não).

Essa é minha opinião e meu modo de agir. Penso que a DE nos ensina a RESPEITAR A VISÃO DO OUTRO, trazendo para nós apenas o papel de modelo, sendo portanto meu dever apenas seguir os ensinamentos recebidos, analisá-los etc, compartilhando a informação sem no entanto discriminar ou anatematizar quem não concorda com ela. O que verdadeiramente importa é a conduta da pessoa, não importando se é cristão, muçulmano, ateu, etc etc...

Abraço.




beaguenter
Moderador
Moderador

Mensagens : 23
Data de inscrição : 21/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos